top of page

LEGALIZAÇÃO DE TERREIRO?

Saiba mais sobre a legalização de terreiros e outras instituições sem fins lucrativos, como por exemplo as ONGs, fundações privadas e terreiros fazem parte das instituições do terceiro setor, que são pessoas jurídicas sem fins lucrativos.

Para legalizar essas instituições, é necessário um Estatuto Social elaborado por um advogado e uma diretoria fundadora.

Esse processo pode ser complexo, exigindo a ajuda de profissionais habilitados, como advogados e contadores. Eles irão orientar e planejar todo o processo de legalização da sua casa, tornando-o mais rápido e seguro.


Algumas dúvidas comuns durante o processo de legalização incluem se as atividades religiosas precisam acontecer em um templo, se o endereço sede do templo pode ser o da residência do líder religioso, se um templo pequeno precisa de alvará, se a atividade que pretende realizar é permitida no bairro, se é necessária alguma licença específica para começar a funcionar e se é possível colocar uma placa na fachada do templo.


Para a abertura de um templo, ONG ou outra instituição sem fins lucrativos, o processo de constituição envolve pesquisa da denominação, elaboração do Estatuto Social, Ata de Registro e Requerimentos de Registro, registro da instituição no Cartório, pedido de cadastro na Receita Federal para obtenção do CNPJ e inscrição da instituição/templo nos órgãos competentes.


Se houver mudanças nos documentos ou na diretoria, é necessário realizar uma alteração periódica registrada em cartório.


Contar com profissionais especializados pode tornar o processo de legalização mais fácil e seguro para as instituições sem fins lucrativos. Na Federção Afro Brasil Legaliza, você encontrará uma equipe preparada para orientar e planejar todo o processo de legalização da sua casa.






5 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page